Você sabe qual a diferença entre gripe e resfriado?

Tempo de Leitura: < 1 minute

Por terem sintomas parecidos, as duas doenças confundem a população.

A gripe é uma infecção respiratória causada pelo vírus da Influenza. Seus principais sintomas são: febre (menos comum e com temperaturas baixa), dores musculares, coriza, congestão nasal, espirros, tosse e dor de garganta leve.

Já o resfriado, que também é uma infecção respiratória viral, é causado por diferentes tipos de vírus, como por exemplo o Rinovírus, Adenovírus e Parainfluenza. Contrário da gripe, o resfriado não apresenta febre e tanta indisposição. Seus sintomas mais comuns são: tosse, espirros e corizas. Falta de ar pode estar presente em casos mais complicados.

A propagação desses vírus dá-se através de gotículas respiratórias no ar (liberadas ao tossir ou respirar), contato com a pele (exemplo: aperto de mão), saliva (exemplos: beijo ou o compartilhamento de objetos que vão à boca) e superfície contaminada (exemplos: maçaneta, corrimão, cobertor).

Medidas simples como lavar as mãos com frequência, alimentação rica em vitaminas e minerais, consumo de frutas e verduras e tomar bastante água, auxiliam na prevenção de ambos os casos.
Confira alguns cuidados para evitar a gripe e o resfriado:

  • Lavar as mãos com frequência;
  • Utilizar lenço descartável;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoais;
  • Manter os alimentos bem ventilados;
  • Evitar o contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
  • Ao tossir ou respirar, usar lenço de papel, ou na ausência dele, cobrir o nariz com a área interna entre o braço e o antebraço, onde fica o cotovelo.

 

 

Fonte: https://www.unimed.coop.br

 

Adquira o nosso Free Pass e descubra qual atividade mais combina com você, de acordo com as suas necessidades e estilo. 

Anterior

Próximo

WhatsApp chat