Você sabe como utilizar a frequência cardíaca (FC) no treinamento?

Tempo de Leitura: 2 Minutos

Você sabe como utilizar a frequência cardíaca (FC) no treinamento?

 

Alguns posts anteriores publicamos um conteúdo sobre a importância da FC e o quanto é importante, durante uma sessão de treinamento, tomarmos cuidado para não expormos nosso coração a riscos desnecessários. A frequência cardíaca máxima é o alerta de segurança e refere-se à capacidade máxima de trabalho que pode ser realizado pela musculatura cardíaca com segurança.

Mas a final como utilizar a FC como parâmetro de treinamento?
O ideal seria que você pudesse realizar um teste clínico para descobrir qual é sua frequência cardíaca máxima (FCM). Caso isso não seja possível, podemos utilizar algumas equações para estimá-la. Deixaremos duas aqui nesse post, porém, existem outras que também podem ser utilizadas:

220 – Idade = FCM. (Karvone, kentala e Mustala, 1957)

208 x 0,7 x idade = FCM. (Tanaka, Monahan e Seals)

Por exemplo, utilizando a primeira equação, o cálculo da FCM para uma pessoa de 40 anos de idade ficaria 220 – 40 = 180. Nesse caso a FC máxima é de 180 bpm.
Após encontrar a FCM é possível estipular a zona alvo de acordo com o objetivo do treinamento.

Vamos lá a um exemplo prático:

O objetivo do treino é realizar 45 minutos de corrida na esteira (fazer um treinamento aeróbio). Para realizar esse treino a intensidade pode ser algo próximo a 75% da FCmáx.

Utilizando o resultado do cálculo anterior, é só multiplicar a FCM pela intensidade do treino (180 x 0,75 = 135 bpm). Nesse caso a corrida será realizada a 135 bpm.
Converse com seu professor da Bio e veja qual é a melhor intensidade de treinamento para seu objetivo!

Texto: Jovani Finco

Referência:
CAMARDA, S, R. Comparação da frequência cardíaca máxima medida com as fórmulas de predição proposta por Karvonen e Tanaka. Arq. Bras. Cardiol. V.91, n.5, 2008.

Adquira o nosso Free Pass e descubra qual atividade mais combina com você, de acordo com as suas necessidades e estilo. 

Anterior

Próximo

WhatsApp chat