Exercício físico e sono

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Exercício físico e sono

 

Nosso organismo apresenta um estado de equilíbrio interno, que é chamado de homeostase, e serve para manter a integridade e o bom funcionamento das células.
Durante o exercício físico, nosso organismo é submetido a um estresse metabólico, que lhe tira do seu estado de equilíbrio devido a uma cascata de reações catabólicas (degradação) que levam a um aumento do gasto energético, e da temperatura corporal para que as tarefas sejam sustentadas.

Segundo dados apontados pela literatura científica, durante o exercício físico, a temperatura corporal se eleva de forma acentuada devido ao aumento da demanda energética para que a atividade seja sustentada, e posteriormente, ocorre uma redução da mesma. Esse efeito de aumento da temperatura durante a tarefa, e o resfriamento durante o período de descanso, tem uma relação direta com a indução do sono.

O sono é uma necessidade vital e fisiológica que tem uma função importante na restauração do organismo e na conservação da energia.

Os exercícios quando realizados de forma vigorosa, seja uma caminhada rápida, corrida, musculação, dança, treinamentos funcionais, dentre outros, irão proporcionar um maior consumo energético e uma maior elevação da temperatura corporal, o que ajuda ainda mais na melhora da qualidade do seu sono.

Estudos têm mostrado que a prática regular de exercício físico tem sido apontada como fator primordial na melhora da qualidade de vida de pessoas que apresentavam distúrbios como a insônia e apneia obstrutiva do sono, quando se comparado com pessoas que também apresentavam esses mesmos distúrbios, porém, não eram fisicamente ativas.

É preciso tomar alguns cuidados ao realizar exercício físico muito próximo ao horário de ir dormir, porque isso pode provocar um adiamento do sono em virtude da temperatura corporal e da atividade de alguns hormônios ainda permanecerem elevadas após o exercício, principalmente em pessoas que apresentam insônia.

Faça exercício físico e durma melhor, pois o sono apresenta uma relação direta com nosso estado de saúde e consequentemente com a nossa qualidade de vida!

Texto: Jovani Finco

Referências:

PEREIRA, G, P, et al. Insônia: o benefício do exercício físico em adolescentes com excesso de peso. J. Health. Biol. Sci. V. 6, n. 4, p. 377-82, 2018.
SABA, F. Mexa-se: atividade física e bem estar. São Paulo, editora Phorte, 2011.
VAISBERG, M; DE MELLO, M, T. Exercícios na saúde e na doença. Barueri-SP, editora Manole, 2010.

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