16 dicas para quem pratica corrida

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Não podemos deixar de destacar que em todo esporte, e assim não é diferente na corrida, existem regras para que sua prática seja saudável e produtiva.

Seguem algumas para te auxiliar:

1) Não se torne um viciado na modalidade
Siga a orientação de um especialista que vai programar sua vida de corredor. Todos nós temos limites.
 

2) Descansar também faz parte do treinamento
Nosso corpo necessita de um período de relaxamento e regeneração. Assim a produtividade vai ser cada vez maior.
 

3) Faça da respiração uma aliada
Fique atento aos seus limites, suas características e aos conselhos do seu treinador para realizar a melhor respiração em cada situação de corrida.
 

4) Não abra mão do frequencímetro
Esse aparelho, supérfluo para muitos e que deveria ser obrigatório para a maioria dos praticantes, não só registra o que ocorre durante toda a corrida, como também auxilia na melhoria do nível de treinamento e ainda previne e identifica alterações cardíacas, como arritmias, que podem ser diagnosticadas e sofrer intervenção imediata.
 

5) Cuidado: A idade conta sim na sua performance
É muito comum nos dias de hoje, vermos a prática de corrida por pessoas com mais de 50 anos, porém sendo realizadas de forma desmedida. Fique atento. Afinal, temos limitações ósseas, musculares e cardiorrespiratórias.
 

6) Mantenha uma base na preparação fora das pistas ou das ruas
Aqui a musculação tem um papel preponderante. Ela vai prepará-lo para receber toda a carga do trabalho e auxiliá-lo na melhoria da performance. Não abra mão dessa prática.
 

7) Técnica faz parte de uma boa corrida
A eficiência de exercícios educativos, que aperfeiçoam movimentos de braços, pernas e do corpo em geral é inegável. Por isso, procure um especialista, você notará rapidamente a diferença.
 

8) Faça da variação de superfícies um grande aliado para sua melhora
Essa diversidade vai deixá-lo mais próximo da realidade que você encontrará em provas de rua ou montanha.
 

9) Queima de calorias
É inegável que a prática de corridas auxilia no desenvolvimento do sistema cardiorrespiratório e vascular. Além de que a queima de calorias por conta do volume e intensidade desenvolvida é frequente.
 

10) O impacto no solo
Devemos observar que corredores com sobrepeso e comprometimento das articulações de membros inferiores e coluna, devem praticá-la com toda cautela e acompanhamento. Nestes casos, até que se chegue a um peso ideal, outras atividades tem que ser inseridas neste trabalho como bike e natação por exemplo.
 

11) Hidratação
Chave do sucesso para a prática de corridas. É fundamental que o praticante fique atento ao uso da água durante os treinos e competições. Essa hidratação pode trazer contribuições muito benéficas ao seu desenvolvimento.
 

12) O ritmo pode determinar o seu sucesso
O autoconhecimento e a obediências aos treinamentos vão levá-lo a estabelecer ritmos para suas corridas. Procure sempre observá-los, pois eles indicarão sua melhoria na performance ou alguma deficiência que esteja te acompanhando.
 

13) Utilize roupas e calçados adequados
Hoje há uma infinidade de marcas que fornecem roupas e calçados (tênis) para uma ótima prática de corrida. Não abandone esse item, ele pode fazer a diferença.
 

14) Alimente-se corretamente
Para aguentar todo o processo de treinamento e competição, torna-se primordial uma alimentação saudável. Procure um especialista para não cometer exageros, nem absurdos.
 

15) A individualização é o canal
Os trabalhos efetuados por treinadores, assessorias e especialistas de academias devem levar em consideração a sua individualidade, seu histórico e seu tipo físico. Essa decisão vai prolongar muito mais sua vida normal e de atleta também.
 

16) Bebidas alcoólicas não combinam com suas decisões de ser corredor
Além de serem extremamente calóricas, influenciam você como pessoa para não se ter uma vida saudável, regrada. Pense bem antes do primeiro drink, da primeira cerveja. Nunca é a primeira e nunca será a última. Portanto discipline-se.
 

Graduado em Educação Física e Especialista em Educação Física Escolar e Treinamento Desportivo.

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